Como Deve Ser A Iluminação Ideal Para Cada Ambiente Da Casa?

· 2 min read
Como Deve Ser A Iluminação Ideal Para Cada Ambiente Da Casa?

Segundo a especialista, há variedade de modelos entre as embutidas, podendo ser com ou sem fechamento em acrílico ou vidro, direcionáveis ou fixas. São uma ótima pedida em ambientes de pé direito baixo e também para focar mais nos objetos, só é preciso um forro para poder embutir. Existem as luminárias embutidas, indicadas para quem busca sobriedade e elegância, visto que possuem um acabamento discreto. “Esse tipo de luminária transfere um visual ‘limpo’ no teto.”, afirma Ana.

  • Por isso, além da iluminação central, use lâmpadas variadas com diferentes intensidades.
  • Parte dos projetos costumam utilizar a iluminação difusa em conjunto com os outros tipos de iluminação.
  • Opte por diversas iluminações de apoio que tragam aconchego e iluminação branda.


Desse modo, consegue iluminar de forma elegante a sala ou a mesa de jantar. Esse tipo de iluminação também ajuda na sensação de amplitude e traz um ar mais “clean”. É muito usado em  https://cutt.ly/bvpfIK2 , banheiros, cozinhas e ainda quando é preciso iluminar grandes espaços. Por isso, além da iluminação central, que pode ser LED ou fluorescente, use lâmpadas variadas, com diferentes intensidades para destacar detalhes importantes.


Especialistas Ensinam Como Valorizar A Luz Dos Espaços E Trazer Beleza, Praticidade E Aconchego


Na cozinha, Bruna Duimoulin indica o uso de uma iluminação mais neutra, pois é a que mais se aproxima da luz solar. Ela também recomenda complementar com pontos de luz diretos em bancadas e áreas que tenham maior necessidade de claridade. Se você quiser transmitir a sensação de aconchego em casa, escolha lâmpadas de iluminação quente. As luzes amarelas ajudam a relaxar e por isso são as mais indicadas para os ambientes de descanso. Quando um espaço é pequeno a escolha dos móveis se torna limitada, mas a iluminação correta pode ajudar a causar a sensação de amplitude.

Combine Luz Direta Com Luz Indireta


Sobre a mesa de jantar ou em uma sala dedicada, os pendentes devem ser estar distantes 60 cm do tampo da mesa e, caso a mesa seja muito grande, pode haver mais de um pendente. A lâmpada deve proporcionar conforto, portanto, o ideal é que seja amarela (2.700K), que ressalta o aspecto de cores quentes, tornando os alimentos ainda mais apetitosos. No espelho, opte por spots, arandelas ou luzes de camarim,  que facilitem a depilação e a maquiagem, por exemplo. Se você deseja que a luz produza uma exatidão de cores ao se maquiar, opte por uma lâmpada halógena com IRC 100. Você sabia que pode priorizar a eficiência e a cor dos itens de iluminação?



Nesse sentido, é fundamental escolher a iluminação mais eficaz para cada um. Uma grande desvantagem desse tipo de iluminação é que, por  ser muito forte, ela nos mantém ativos e acordados. Por isso, é indicada para ambientes que requerem produtividade, como escritórios e salas de leitura. A iluminação direta também direciona a nossa atenção para certo ponto, que pode ser a mesa de estudos ou o computador. A iluminação impecável exige muita criatividade e pensamento fora da caixa. É muito mais do que colocar luminárias suspensas e lâmpadas portáteis.